Alunos celebram a cultura brasileira em tradicional festa junina

Celebradas no Brasil desde o século XVII, as festas juninas são consideradas umas das maiores comemorações realizadas pelos brasileiros. O evento, típico da Europa, chegou ao país por meio dos portugueses e, com o passar dos anos, ganhou elementos próprios, que mesclam diversas tradições. Neste ano, a festa junina das crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais teve como tema Brasil: cantos e encantos. Durante todo o primeiro semestre, elas estudaram as questões regionais e culturais do Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste, Norte e Sul do Brasil.

Os alunos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o que caracteriza o Brasil, no sentido cultural, geográfico e histórico. Para o arraial, cada turma representou uma região brasileira e aprofundou os estudos sobre todas elas. “Quando as crianças aprendem sobre o Brasil, elas começam a se reconhecer como parte do povo brasileiro, pois passam a vivenciar a cultura de perto”, comenta Maria Itelvina Prateado, supervisora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

A supervisora também aposta que os estudos influenciam o modo como as crianças tratam os colegas de outras regiões. “Eles passam a respeitar e a valorizar muito mais a história dos amigos a partir do momento em que compreendem as diferenças”, afirma.

A decoração da festa contou com alguns trabalhos de artes produzidos pelos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

 

 

A festa, que durou até a noite, contou também com a apresentação da banda de forró Trio Cajuína e do Quadrilhão Profissional, que animou o público do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. Ao final, foi a vez dos alunos da terceira série do Ensino Médio formarem a já tradicional “Quadrilha do Terceirão”, puxada pelo professor Paulo Macêdo, para celebrar a conclusão da turma no Sigma, que acontecerá ao final do ano.

Confira algumas fotos do evento: