Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental participam dos Jogos Cooperativos

Incentivar o sentimento de cooperação, de solidariedade e a participação da família no ambiente escolar são as principais metas dos Jogos Cooperativos do Sigma. Por meio do projeto, responsáveis e alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais reúnem-se para participar de uma manhã animada, com diversas atividades lúdicas e recreativas que devem ser executadas em equipe. “O objetivo é estabelecer um vínculo afetivo entre as crianças, a família e os professores”, comenta a professora de Educação Física Cristine Diniz.

Os jogos são realizados por meio de estações com diversas atividades, como: vôlei no lençol, circuito motor, brincadeiras de rua, entre outras.  Cada família pode explorar livremente todos os ambientes. Para conseguir superar as provas, os integrantes precisam ajudar uns aos outros. “Os jogos são um conjunto de vivências que proporcionam descobertas para todos por meio das ações motoras”, conta a professora Inara Mundim.

Organizado e monitorado pela equipe de professores de Educação Física, o projeto trabalha a atividade física como uma forma de interação social. “É importante que os pais vivam as experiências que seus filhos têm na instituição”, comenta a professora Gabriela de Souza. Além disso, as provas ensinam os alunos a conviverem de forma harmoniosa e a valorizarem o trabalho em grupo, superando os diferentes desafios sociais, corporais, esportivos e culturais, a fim de conseguirem cumprir as tarefas.