Conheça Áurea Bartoli, a diretora da unidade da 606 Norte

A diretora pedagógica da unidade 606 Norte, Áurea Bartoli, assumiu o cargo em dezembro de 2018, mas sua trajetória no Sigma começou em 1992, quando ainda era uma aluna do Ensino Médio, na unidade da 912 Sul. Com 23 anos de experiência em sala de aula, Áurea é formada em Química e em Pedagogia. Tem especialização em Administração da Educação, pela Universidade de Brasília (UnB), e iniciou sua carreira, ainda no terceiro semestre da faculdade, na Secretária de Educação do Distrito Federal. Aos 21 anos voltou para o Sigma como professora de Química para alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Em 2012, assumiu a coordenação do programa de habilidade socioemocional do Sigma, “O líder em mim”, e, posteriormente, a supervisão do Programa de Convivência Ética e da Orientação Educacional.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a nossa diretora.

Quais os benefícios da sua profissão?

Trabalhar em escola nos humaniza todos os dias. Trabalhar com pessoas, ter contato com as crianças e perceber que, por meio da educação, a gente consegue evoluir em muitos aspectos são os grandes benefícios. Já na direção, tenho a oportunidade de conhecer de perto as famílias e, juntos, traçar perspectivas que corroboram com a formação integral do nosso aluno. É muito prazeroso participar do desenvolvimento dos alunos da Educação Infantil até Ensino Fundamental – Anos Finais e notar o poder da educação na evolução de um ser humano.

Quais as expectativas como nova diretora da unidade da 606 Norte?

Acredito que o afetivo e o cognitivo precisam caminhar juntos na educação e assumi a direção da 606 Norte com a expectativa de dar continuidade ao trabalho humanizado e próximo das famílias, dos alunos, dos professores e da equipe desenvolvido pela gestão anterior.

Saber que eu poderia contribuir para dar prosseguimento aos projetos em desenvolvimento na escola e participar de um trabalho muito respeitado e reconhecido pela qualidade de cada um dos profissionais que estão nessa unidade, me deixou muito motivada. Estar à frente da unidade é uma oportunidade de reconhecer e valorizar o caminhar que já tinha sido trilhado por aqui.

Quais são os principais desafios com a nova função?

São os desafios da contemporaneidade, como ter uma educação que faça sentido para as crianças e os adolescentes desse século. Buscamos, constantemente, a atualização de todos os profissionais da escola de forma a garantir a excelência acadêmica, sem perder de vista todas as habilidades e competências que são necessárias para a formação do cidadão do futuro. A missão de trabalhar e oferecer atendimento e acolhimento de qualidade para os nossos 1300 alunos, em três segmentos diferentes é um enorme desafio; é preciso trabalhar no coletivo sem perder a essência da individualidade de cada estudante e de cada profissional.

Como superá-los?

Buscamos otimizar os processos organizacionais para conseguir oferecer um serviço de qualidade para os nossos estudantes e famílias. Estou sempre com a porta aberta para receber a todos e fortalecer o vínculo e a transparência tão importante nos diálogos que firmamos no Sigma.

Qual o segredo para o sucesso?

Acredito que tem muito a ver com a paixão pelo o que se faz. Adoro a área da educação e não me vejo fazendo outra coisa. Costumo dizer que se precisasse recomeçar do zero, seguiria exatamente a mesma trajetória. Não só por amor, mas por acreditar no desenvolvimento das pessoas por meio da educação.

Amo estar na escola. Para mim, o contato direto com os alunos nos fortalece, engrandece e também nos faz pessoas melhores. Quando conseguimos conviver com mais pessoas e com a diversidade, nós enxergamos um mundo sob diferentes pontos vista e isso nos faz melhores.

Quem escolhe qualquer profissão na área da educação não pode parar de estudar. A educação apresenta um mecanismo muito dinâmico, então é necessária a atualização constante dos profissionais da área para fazer com que a escola avance, acompanhando as mudanças que ocorrem na sociedade.

Em síntese, a chave de qualquer sucesso é ter paixão e compromisso com o que se faz.

O que você gostaria de dizer para a comunidade escolar?

É um privilégio ser diretora do Sigma, uma das escolas de mais referência em Brasília.  E é um privilégio ainda maior conviver com cada profissional que garante o nosso sucesso. Em 2019, alinhamos a educação infantil à Base Nacional Curricular Comum, executando projetos capazes de ressignificar o aprendizado, por meio da investigação, da exploração e das descobertas diárias. Nos anos iniciais, temos um trabalho muito conciso vinculado à alfabetização e ao conhecimento de mundo, sem perder de vista a importância do trabalho com valores universais. É nessa idade que as regras passam a ser mais desafiadas e é importante reconhecer e praticar valores como o respeito, a solidariedade e a generosidade. Nos anos finais do ensino fundamental, lançamos as Equipes de Ajuda, vinculada ao Programa de Convivência Ética. Aqui, a busca por uma geração mais empática nos move diariamente para a construção de uma sociedade mais justa e respeitosa. Contem comigo nessa jornada!