Conheça a nova diretora do Sigma 912 Sul, Carolina Darolt

Nascida em Curitiba, no Paraná, e há mais de 10 anos em Brasília, Carolina Darolt assumiu, no início do ano letivo, a direção pedagógica da unidade 912 Sul. Formada em Letras, pela Universidade Federal do Paraná, com mestrado em Educação, pela Universidade de São Carlos, Carolina possui 18 anos de experiência em sala de aula.

Iniciou a carreira no interior de São Paulo, como professora viajante, onde a cada dia estava em uma cidade diferente, lecionando nos três segmentos: Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio. Ao chegar a Brasília, há 14 anos, Darolt teve seu trabalho focado exclusivamente no Sigma, onde deu aula para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio, foi coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais e da cadeira de Redação.

Conheça mais sobre o trabalho protagonizado por essa curitibana, que está de portas abertas para receber a todos.

Quais os benefícios da sua profissão?

Todos! Eu acho que é a melhor profissão do planeta. Na minha opinião não existe profissão melhor. Costumo dizer que se alguém me falar que eu não sirvo para ser professora e dar aula, eu não sirvo para fazer mais nada e nem quero! Ser professor hoje, em tempos tão difíceis, delicados e sensíveis, possibilita que a gente de fato pense em um mundo melhor. Talvez seja o professor que tenha mais isso nas mãos. A formação de uma nova geração. Uma geração responsável, cidadã, que pense na sustentabilidade do planeta e que seja mais atuante. É por isso que o ser professor é tão importante, por que nós mexemos com as potências dos alunos. Qual a potência de cada um? Qual o poder de transformação? Qual a semente que vou plantar para que ele seja um cidadão melhor? A gente sempre pensa em uma geração que supera anterior. Então, o que eu posso acrescentar para que essa geração seja muito melhor do que a minha foi? É por isso que eu acho que ser professor é a melhor profissão do planeta.

Quais as expectativas como nova diretora da unidade da 912 Sul?

É um presente poder exercer uma função ligada ao administrativo, que complementa a minha experiência na área da Educação. Antes de assumir a direção da 912 Sul, fui coordenadora da cadeira de Redação e supervisora do Ensino Fundamental – Anos Finais. Com essas experiências anteriores, adquiri bagagem para assumir as responsabilidades que um cargo de direção requer.

As experiências em funções de gestão têm me proporcionado novas perspectivas. Já tinha um olhar diferenciado que era o de dentro da sala de aula. Agora estou aprendendo uma nova visão: a de fora de sala de aula.

Quais os principais desafios para a nova função?

Quero continuar a gestão participativa, ouvindo alunos, professores e famílias. Pretendo estar bem próxima da comunidade escolar para que todos os envolvidos sintam-se à vontade para me procurar, quando precisarem dividir vitórias, propor sugestões, tirar dúvidas ou fazer críticas.

Qual o segredo para o sucesso?

O sucesso em qualquer profissão é amar o que você faz. Quanto maior é o seu prazer e envolvimento com o trabalho, melhores são os resultados. Na minha opinião, isso não é nem o segredo, é o único caminho para ser feliz na profissão que escolheu.

O que você gostaria de dizer para a comunidade escolar?

O Sigma é uma escola de excelência e me orgulho muito de pertencer, primeiramente, ao quadro de funcionários, de professores e agora ao quadro de gestores da escola. Quero continuar contribuindo de forma bastante efetiva para que o Sigma continue sendo uma escola de referência na cidade.