É tempo de comemorar!

Sabemos que a geração de nossos alunos pede um contexto de aprendizagem diferente: o aprender fazendo, colocando a mão na massa, por meio do fazer e da experimentação. Em 2018, investiremos horas de trabalho e recursos financeiros na formação continuada da nossa equipe, em pesquisas e estudos que possam garantir a consolidação da nossa excelência e a implantação de ações que estimulem o protagonismo do aluno.

Nesse sentido, implementaremos o SigMaker, uma proposta inovadora de interconexão, experimentação e complementação curricular. A principal meta é desenvolver, nos estudantes, competências, como autonomia, criatividade, comprometimento, sociabilidade e solidariedade.

Por meio da proposição de situações-problema, os jovens serão estimulados a encontrarem soluções práticas e a construírem protótipos das próprias invenções. Para tanto, serão construídas salas especiais, que serão devidamente equipadas tecnologicamente: impressora 3D, máquina de corte automatizado em vinil, automação Arduino, Little Bits, entre outros. O projeto piloto será implantado nas unidades de Águas Claras e da 910 Norte.

Trabalhamos a ampliação do programa de Convivência Ética. Em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem), da UNICAMP e UNESP/SP, implantamos, em 2017, um programa voltado para a construção de relações interpessoais mais justas, respeitosas, em prol de uma convivência mais harmônica e solidária. No primeiro ano, o projeto consistiu na formação continuada da equipe, na criação de espaços de participação na escola, na mediação de conflitos, na inserção de uma disciplina específica em todas as turmas do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, além de Rodas de Diálogo para alunos do 9º ano e da 1ª e 2ª série do Ensino Médio para a reflexão dos valores, dos sentimentos e da convivência.

Em 2018, a carga horária do projeto aumenta para 100 minutos de aula por semana para todas as turmas do Ensino Fundamental – Anos Finais. Com isso, os alunos do 9º ano passam, também, a ter aulas de Convivência Ética. Já os alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio continuam com o espaço sistematizado, garantido para o diálogo e a discussão de temas importantes. Todas as ações serão conduzidas por professores tutores de convivência ética e pelo time de orientadores educacionais da escola.

 

Acreditamos que, somente por meio da educação, o Brasil evoluirá. No Sigma, estamos trabalhando para a formação de sujeitos potentes, capazes de contribuir para essa transformação.

Agradecemos por confiarem o aprendizado de seus filhos a nós.