A- A+

Ensino Fundamental – Séries Iniciais (1º ao 5º Ano)

colegio sigma brasilia_23

No Ensino Fundamental Séries Iniciais, o SIGMA oferece educação de excelência, com o objetivo de formar estudantes autônomos, orientados no caminho do conhecimento, estimulados a raciocinar e a buscar novas informações, assim como a interagir em ambientes sociais com atitudes de respeito ao outro, com responsabilidade e com solidariedade. O Ensino Fundamental, com duração de nove anos, conforme expresso na LDB, tem por objetivo a formação básica do cidadão. Nessa perspectiva, os cinco anos iniciais são decisivos. Ao longo deles, a escola deve criar as condições necessárias à progressão dos alunos nos estudos.

Missão:

Viabilizar o processo sistemático de construção do conhecimento, envolvendo as diversas áreas do saber, reconhecendo a individualidade de cada educando e, também, valorizando o coletivo, por meio do processo de socialização, na busca do desenvolvimento de capacidades, habilidades e aprendizagens importantes e, sobretudo, necessárias à vida em sociedade. Faz parte dessa longa etapa a construção de valores e de atitudes que norteiem as relações interpessoais e intermedeiem o contato do aluno com os objetos de conhecimento.

_MG_9037

Projetos e atividades extracurriculares:

– O Líder em Mim: aprendizado de liderança, valores e competências fundamentais para o sucesso na escola e na vida.

– Pesquisas de campo e visitas culturais: São realizadas algumas atividades complementares para enriquecimento do conteúdo programático. É imprescindível a presença do estudante nessas atividades.

– Educação Tecnológica: proporciona a compreensão de conceitos tecnológicos e científicos, no qual os alunos aprendem brincando.

Educação Financeira: o dinheiro faz parte de nossa vida, e desenvolver a inteligência financeira das pessoas, desde a infância, permite que usufruam do dia a dia, valorizem as coisas realmente importantes, superem desafios financeiros e aproveitem oportunidades com mais segurança e conforto ao longo da vida, possibilitando ainda a independência financeira a partir de atitudes simples e conscientes.

– Escolinhas de Esportes

– Red Balloon In School: Desde o segundo semestre de 2015, a Red Balloon integra nosso portfólio de excelência em educação com sua metodologia exclusiva, especializada em crianças e adolescentes. No curso da Red Balloon, a carga horária é estendida (duas horas de aula, duas vezes por semana), em turmas reduzidas (até 13 alunos) e o índice de aprovação nos Exames de Cambridge é de 90%.

– Programa de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD):  Projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência na sala de aula de sua escola.

_MG_9509

– Projeto de Leitura: Formar leitores é algo que requer condições favoráveis, não só em relação aos recursos materiais disponíveis, mas, principalmente, em relação ao uso que se faz destes na prática da leitura. Algumas práticas da escola:

– Biblioteca:  visitas planejadas e empréstimo de livros.

– Projeto Ciranda de Livros: o projeto é desenvolvido em dois momentos em sala, por meio de apresentações orais dos livros locados e de atualidades (notícias e reportagens), e em casa, por meio do desenvolvimento das atividades de motivação a serem realizadas a partir do livro e do texto jornalístico escolhido pela criança.

– Sessão Simultânea de Leitura: as crianças têm a oportunidade de escolher a história que vão ouvir segundo suas preferências literárias e não, como de costume, pelo voto da maioria ou pela escolha do professor. O painel com as resenhas dos livros da sessão “divulga” as opções de leitura, ampliando o repertório das crianças.

– Projeto Intervenção: Os estudantes que julgarmos necessitar de um reforço acadêmico serão convidados a participar de plantões especiais de estudo, às sextas-feiras, das 12h10 às 13h (para alunos do turno matutino) e das 18h10 às 19h (para alunos do turno vespertino).

– Plantão de estudo: É um dos diferenciais ofertados pela escola. Nessa extensão do horário de aulas, é dada a oportunidade de o aluno realizar e concluir, ou concluir parcialmente, as atividades de casa. O plantão de estudo é oferecido de segunda a quinta-feira, das 12h10 às 13h (para alunos do turno matutino) e das 18h10 às 19h (para alunos do turno vespertino).

– Projeto Transição (para os alunos do 5º Ano): A passagem dos alunos do Ensino Fundamental Séries Iniciais para o Ensino Fundamental Séries Finais traz desafios e merece uma atenção especial da equipe pedagógica. Há uma modificação na natureza do vínculo entre o professor e os alunos e na relação desses com o tempo, que deixa de ser tão elástico e passa a ser mais marcado. Mais do que isso, é um momento especial na vida do estudante, que está entrando na adolescência. As ações, em geral, começam no segundo semestre do 5º ano e continuam durante todo o 6º ano, com foco especial nos primeiros três meses, contribuem para que os estudantes tenham uma transição suave em relação ao tempo, aos espaços, aos professores, aos materiais, aos novos agrupamentos e à avaliação.