Exposição cultural destaca as aprendizagens dos alunos da Educação Infantil

Criança aprende arte brincando, desenhando, conhecendo obras de artistas e conversando sobre o assunto. Pensando nisso, o Sigma, na unidade da 606 Norte, a cada semana, organiza uma exposição de arte, elaborada pelas crianças da Educação Infantil, no pátio da escola. As atividades expostas são produzidas com base nos trabalhos do artista estudado. A proposta serve como um incentivo para os alunos pesquisarem sobre obras de arte e seus autores. “Com as atividades, as crianças aprendem brincando.”, conta Eunely Vieira, professora do Infantil 2. Além disso, as intervenções também têm como objetivo explorar os espaços da escola e torná-los locais de aprendizagem.

 

 

No mês de março, um dos artistas estudados foi Toninho de Souza. Para apresentar a obra do pintor aos alunos, a professora Fernanda Gomes realizou atividades lúdicas e interativas. Como Toninho é conhecido por pintar melancias, a professora construiu uma melancia gigante e a transformou em um jogo de alvo. As sementes da fruta eram os buracos nos quais as crianças tinham de acertar bolinhas.

“Obras de artistas como Athos Bulcão, Toninho de Souza, Cristiano Rennó, entre outros, podem virar um quebra-cabeça ou um jogo da memória”, conta Danielle Perali, coordenadora da Educação Infantil.

 

 

Também no mês de março, o artista plástico brasiliense Rodrigo Nardotto participou de um bate-papo na escola. O pintor, que é conhecido por fazer uma releitura dos monumentos de Brasília, contou sobre a carreira e a história de vida dele. Também mostrou um pouco das próprias obras e os materiais que utiliza para fazer as composições. “Foi um momento enriquecedor. As crianças tiveram a oportunidade de fazer perguntas a ele e conhecer a vida e a rotina de um artista”, diz Danielle.

O trabalho da Educação Infantil tem chamado a atenção de quem passa pelo pátio da escola. As atividades interativas ficam disponíveis para os pais brincarem com os filhos, assim como para as crianças do Fundamental.