Família Sigma na visão de Emmanuel Gomes

O Sigma tem buscado construir pontes ainda mais fortalecidas com as famílias e como forma de valorizar a parceria da escola e da família, convidamos o pai de alunos Sigma, Emmanuel, para contribuir nesta notícia com a experiência de fazer parte desse grupo transformador!

“Me chamo Emmanuel Gomes, tenho 39 anos e sou empresário autônomo. Nascido em Brasília e conhecedor dos colégios e instituições de ensino tradicionais, trouxe meus filhos para o Sigma em 2017. Tenho um casal que hoje está matriculado na primeira e terceira série do ensino fundamental.

Arthur, o mais velho, tem o Sigma como uma extensão da sua casa. É onde ele encontra seus amigos e, além de todo o aprendizado, é onde ele se sente bem, acolhido e seguro.  Alícia, a mais nova, está descobrindo a leitura de uma maneira inovadora e madura. Estimulada primeiramente ao desenvolvimento da curiosidade e independência, já lê naturalmente pequenos livros didáticos.

Não enxergo que deixar a educação somente nas mãos da escola seja uma solução prática. Penso que a participação ativa dos pais na educação e no aprendizado dos filhos, além de ser um facilitador para perceber as dificuldades e facilidades das crianças, dá mais segurança para elas avançarem e melhorarem o seu desempenho e crescimento pessoal.

Com isso, procuro sempre conectar os programas de família ao conteúdo da escola, com o único objetivo de amplificar o conhecimento, isso sem deixar de lado os passeios, atividades físicas e brincadeiras, também aliados da aprendizagem. Procuro sempre levar os pequenos a museus, teatros, shows adequados as suas idades, sessões de cinema e livrarias, e muitas vezes, em casa, propomos jogos que incentivam a leitura, a escrita e o raciocínio, até mesmo durante uma refeição ou uma simples ida ao supermercado.”