jornada-ampliada

 


Nosso compromisso

Promover a formação dos estudantes por meio de atividades diversificadas no turno vespertino, além da alimentação e do descanso, contribuindo para ampliar tempos e espaços de formação das crianças, favorecendo um espaço para descoberta de aptidões, potencializando talentos e valorizando o tempo de viver e conviver, contribuindo assim, para aprendizagens significativas e intencionais.

 

 

 

Eventos

 

IMG_5978

 

 

Oficina de Culinária (Mini Chef)

Enfatizamos a importância de fornecer uma oficina lúdica de familiarização das crianças com os alimentos e o ambiente da cozinha, com o objetivo de instigar as crianças e incentivar o interesse pelas práticas alimentares saudáveis, conscientizando e fornecendo as informações sobre educação alimentar e nutricional, incluindo também a prática culinária com pratos simples e atrativos.

 

 

dsc_0164

 

Capoeira

A partir da não aceitação de dogmas e da oportunidade da diversidade de conhecimentos relacionados aos variados aspectos da capoeira. A Capoeira tem como missão instigar uma visão analítica nos capoeiristas, respeitando a singularidade de suas reflexões na busca de suprir as necessidades e de desenvolver as habilidades dentro do universo da capoeira. Assim, de maneira construtiva, a Capoeira permite que seus integrantes tenham ampla liberdade na definição do seu processo cognitivo e na prática dessa atividade. No entanto, os trabalhos e as atividades são pautados por dois princípios universais: o respeito à integridade física e mental e a primazia do bem-estar.

 

IMG_5977

 

 

Dança

Partindo do princípio de que “Dançar é tão importante para a criança quanto falar, cantar ou aprender geografia”, incentivamos a participação da criança através de exercícios lúdicos, mímicas, jogos, brincadeiras e é claro, muitas dancinhas. Este método baseia-se no desenvolvimento psicomotor da criança, sempre tendo em vista as características de cada faixa etária. A psicomotricidade procura integrar e desenvolver três importantes áreas: motora, afetiva e cognitiva.

 

 

dsc_0182

 

Natação

O primeiro e importante benefício da natação infantil é que ela trabalha o sistema cardiovascular e o respiratório. Ou seja, dois grandes sistemas essenciais à manutenção da vida. A natação aumenta a capacidade desses sistemas, do tônus e da força muscular, a agilidade e a velocidade. Desenvolve habilidades psicomotoras como a lateralidade, as percepções tátil, auditiva e visual, noções espacial, temporal e de ritmo, sociabilidade e autoconfiança. É o esporte que pode fazer parte da vida da criança desde os primeiros meses, praticada de forma lúdica e recreativa, sem compromisso com técnicas, para uma adaptação ao meio líquido.

 

 

 IMG_5976Informática

Promover a busca do conhecimento, desenvolvendo o hábito de investigação, do espírito crítico e da busca de soluções, dando condições para estabelecer relações com outras vivências, interpretando a realidade e sendo capaz de aplicar em situações novas.

Atividade circense

Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas e pedagógicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.

Objetivos:
– Desenvolver o gosto pelo circo;
– Despertar o gosto pela arte e pela música;
– Conhecer e valorizar os profissionais que trabalham no circo;
– Trabalhar e desenvolver a criatividade e a imaginação;
– Desenvolver a motricidade ampla e fina;
– Desenvolver e trabalhar o raciocínio e a atenção;
– Executar movimentos básicos associados ao ritmo;
– Manter o equilíbrio em diversas posições;
– Desenvolver e trabalhar noções de tamanho e quantidade.

 

Teatrodsc_0315

O teatro é um trabalho de equipe; o sucesso de cada um depende do esforço de todos. No processo do fazer teatral, não há hierarquia, ninguém é mais importante. Todos se dedicam para alcançar um bom resultado. Lembrem-se sempre: todos juntos somos fortes!

Futsal

Esperar-se que seja possível estimular a discussão acerca dos motivos que levam os alunos a praticarem o futsal; – Apresentar as alterações de regras que foram realizadas ao longo da história do futsal; – Apresentar os fundamentos que envolvem a prática do futsal, estimulando os alunos a vivenciarem as diferentes formas de execução, entendendo a função de cada um dos fundamentos e de seus desdobramentos.

 dsc_0258

Musicalização
A musicalização para crianças favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

Saídas de campo
Eventualmente as crianças participam de eventos culturais fora do colégio. Como por exemplo: Teatro e parque da cidade. Esses eventos são avisados previamente. O curso de dança faz uma apresentação no final de cada semestre.

 

 

Judô
Especificamente em idade pré-escolar, as crianças estão descobrindo o mundo, seu corpo e suas capacidades. Nesta idade é muito importante a estimulação psicomotora da criança. Através do judô a criança pode experimentar movimentos novos e diferentes; pode melhorar a coordenação motora; consegue ter um domínio corporal melhor para executar os movimentos e consegue ampliar o seu “acervo” motor com essas experiências. Essa possibilidade de conhecer novos movimentos, melhorar a coordenação e explorar o domínio corporal, tem uma influência direta com aprendizado escolar. Geralmente, crianças com bom domínio corporal, boa imagem motora e que exploram suas habilidades corporais, melhoram a sua autoestima, sua autoconfiança e consequentemente isso reflete positivamente no rendimento escolar.