O contraturno: conheça 7 benefícios de atividades extracurriculares na escola

O ensino integral é uma tendência da educação moderna que vigora em diversos países de primeiro mundo, como Finlândia, Japão e Estados Unidos. Nesses países, os alunos ficam em média 9 horas por dia na escola, envolvidos em diversas atividades. Já no Brasil, as crianças passam, em média, cinco horas diárias na escola.

Nesse cenário, o Sigma tem oferecido atividades educacionais complementares, de modo a contribuir para a formação de seus alunos, com acompanhamento e orientação de estudo e desenvolvimento de competências.

Pensando nos benefícios de atividades realizadas no contraturno, o Sigma elencou alguns benefícios dessas atividades variadas.

 

  1. Adequação da rotina: bem-estar e segurança
    Matricular em atividades complementares na escola é garantia de segurança. Nesse cenário, as famílias conseguem ter a tranquilidade de saber que os jovens passarão o dia em um espaço seguro, confiável e agradável, com atividades e estímulos pedagógicos, sempre acompanhado por profissionais especializados.
  1. Alinhamento com a proposta pedagógica
    Quando existe um projeto pedagógico que direciona o aprendizado, mesmo os momentos de descontração se transformam em oportunidades de crescimento intelectual e social. Assim, crianças e jovens são constantemente estimulados a despertarem para novas formas de aprendizado e diversão, com respaldo acadêmico.
  1. Acompanhamento de estudo individualizado
    O aluno recebe orientação pedagógica especializada para realizar tarefas e organizar a rotina escolar. Desse modo, fica mais fácil planejar o tempo do lazer e da dedicação a cada disciplina.
  1. Ampliação do repertório cultural e da socialização
    A pluralidade serve para dar ainda mais vida à convivência na escola. O contato com outros colegas desde cedo ajuda a estimular o autoconhecimento e a construir a própria identidade. A diversidade, tanto de pessoas quanto de atividades, ainda permite aos estudantes ampliarem o próprio universo, por meio das várias áreas do conhecimento, ajudando-os a desenvolver melhor competências e relações de qualidade.
  1. Estimula hábitos de estudo e disciplina
    Com a disciplina do ritmo de estudo, é possível desenvolver melhor o hábito de estudar, por meio de técnicas para melhorar a concentração, a fim de assimilar o conteúdo das matérias escolares.
  1. Acompanhamento com profissionais especializados
    Esses profissionais, escolhidos criteriosamente pela instituição de ensino, avaliam, constantemente, as experiências a que as crianças são submetidas, observando as respostas delas a cada situação. Ao realizar as tarefas sob instruções de profissionais capacitados, os alunos possuem um amparo especializado, um olhar para suas dificuldades.
  1. Desenvolvimento de competências
    A permanência estendida do aluno na escola permite a distribuição de tarefas, de atividades diversificadas e de qualidade. O fato de a criança estar no ambiente escolar durante o dia todo (e não em casa, acompanhada por um tutor) faz com que ela aproveite melhor o tempo livre, seja para estudar, exercitar-se ou adquirir novos conhecimentos. A vivência na escola no contraturno é, portanto, muito rica.

 

As atividades desenvolvidas pelo Sigma incluem as áreas da educação, da arte, da cultura, do esporte, do lazer e estimulam os alunos para a melhoria do desempenho educacional, o cultivo de relações de qualidade, a garantia de uma formação para a cidadania, com sujeitos autônomos e comprometidos com as transformações da sociedade.

Para saber mais sobre os contraturnos, acesse sigmacontraturno.com.br!