O Dia do Índio ganhou um novo olhar no Sigma

A escola aproveitou a data, que exalta a cultura e os costumes dos primeiros habitantes do Brasil, para discutir com os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais o respeito à diversidade.

Para trabalhar com os estudantes formas de inclusão dos povos indígenas, as crianças participaram de atividades para retratar e valorizar a história dos índios e receberam a visita de representantes da Tribo Pataxó, de Porto Seguro (BA), da Reserva das Jaqueiras. Eles explicaram para os alunos que, na reserva, eles possuem escola e que lá aprendem a Língua Portuguesa e a língua-mãe de seu povo; a simbologia de alguns rituais, como a do casamento; a relação da tribo com a natureza, que atualmente não caça mais os animais da reserva; costumes, como o do início de um relacionamento; entre outros. “Foi um momento muito rico. As crianças tiveram a oportunidade de conversar e tirar dúvidas”, conta Renata de Carvalho, professora do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

A professora apontou que o encontro dos alunos com os representantes da tribo foi muito significativo e positivo. “Eles perceberam que os índios não estão apenas nos livros de História. E o mais importante: fazem parte do povo brasileiro e sua rica cultura tem contribuído para a construção da nossa sociedade”, afirma Renata.

Após a visita à unidade 910 Norte, os estudantes participaram de uma roda de diálogo, na qual tiveram a oportunidade de compartilhar o que acharam da atividade. “As crianças se mostraram muito engajadas e atentas, compreendendo, sobretudo, o valor da diversidade e da ampliação do repertório cultural”, conclui.