Por um novembro + gentil

Por definição, segundo o dicionário, a palavra “gentileza” significa amabilidade, delicadeza. Uma pessoa gentil “agrada pela delicadeza de sentimentos e maneiras”, atitude fundamental para a boa convivência em todos os ambientes.

Preocupado em oferecer uma educação transformadora, focada na formação de pessoas capazes de construir um mundo melhor, o Sigma adotou o projeto “Por um novembro + gentil” nas turmas do Ensino Fundamental – Séries Iniciais, com ações que revisitam valores humanos universais. Durante todo o mês de novembro, diversas atividades que trabalhavam os conceitos de respeito, paz, união, amizade e solidariedade foram desenvolvidas com as crianças. Na programação, o Dia Mundial da Gentileza (13/11), o Dia de Ação de Graças (23/11), o Dia Nacional do Doador de Sangue (25/11) e o Dia da Solidariedade (8/12).

 

 

Dentre as atividades propostas, incluiu-se o registro diário, na agenda, da frase “Sou grato(a) por…”. “As crianças se esforçaram para não repetir ‘a gratidão’.”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental – Séries Iniciais da unidade da 912 Sul.

“E que tal ter ao seu alcance uma reserva de elogios? Cada aluno(a) ganhou a sua ‘sacolinha de elogios’, com registros feitos pelos seus colegas de sala. Elogios são indicados para uso sem moderação!”, conta a coordenadora. “Nos braços de nossos alunos, fitinhas coloridas amarradas lembrarão que esses valores devem ser praticados em todas as situações do nosso cotidiano. Em todos os lugares, é possível aprender relações de respeito e de atenção com o outro, gerando vínculos saudáveis.”, complementa a coordenadora.

 

 

Ações especiais

Os estudantes aderiram à Campanha Papai Noel dos Correios, ao adotar as cartinhas e atender aos pedidos das crianças. Além disso, arrecadaram alimentos não perecíveis e brinquedos usados em bom estado para o Instituto Vida Positiva (crianças com AIDS em tratamento).