Sigma conquista 1º lugar geral no Torneio Nacional de Física entre as escolas de Brasília

Durante três dias, equipes formadas por alunos do Ensino Médio de todo o país participaram do IYPT Brasil – Torneio Internacional de Jovens Físicos. O time Einstein La Vista, Baby 2.0, do Centro Educacional Sigma, foi destaque na competição e conquistou o 1º lugar geral entre as escolas de Brasília. No ranking nacional, a equipe foi medalha de bronze, com o 9º lugar. “O torneio é uma forma de estimular o interesse dos alunos pela Física, desenvolvendo o pensamento autônomo e o trabalho investigativo deles”, comenta Paulo Ferrari, coordenador de Física e líder da equipe da escola.

O IYPT, popularmente conhecido como Copa do Mundo de Física,  é uma das maiores competições de física experimental do Brasil. E exigiu dos alunos habilidades e competências para investigar, inicialmente, o fenômeno de sete problemas de uma lista com 17 desafios propostos pela organização do evento. E, durante o torneio, a equipe foi desafiada pelos oponentes a apresentar e propor resoluções para três dos sete problemas escolhidos. O primeiro foi o Lanterna Radiante, que consistia em investigar porque é possível observar raios de luz emanando do centro de uma lanterna quando esta é fotografada à noite. Já no segundo, chamado de Pesando o Tempo, os alunos tiveram de indicar o motivo pelo qual uma ampulheta muda de peso aparente durante o seu funcionamento. No último, o Desafio da Garrafa, os participantes tiveram de determinar os parâmetros que resultam em um lançamento bem-sucedido de uma garrafa plástica parcialmente preenchida com água, de modo que ela realize um “salto mortal” e pouse estável e verticalmente.

A equipe vencedora da competição foi a Pequi de Newton, de uma escola de Goiânia. Os alunos ganharam o direito de representar o Brasil no Torneio Internacional, que acontecerá na China entre os dias 19 e 26 de julho.