Sigma oferece suporte para aprofundar estudos

O Sigma está sempre preocupado em oferecer uma educação de excelência, por isso desenvolveu três ferramentas que auxiliam, ainda mais, os alunos a se prepararem: SigmaPLUS, After Class e Programa Olímpico de Treinamento (POT). O SigmaPLUS destina-se a alunos que desejam rever, aprofundar ou antecipar algum conteúdo. A nova ferramenta, disponível gratuitamente nos tablets, traz, uma vez por mês, conjuntos estruturados de exercícios de alta dificuldade de determinadas matérias. “São, normalmente, dez exercícios por disciplina. Além do gabarito, alguns acompanham, também, explicações e comentários sobre as questões”, comenta Eli Guimarães, supervisor do Ensino Médio. Também fica disponível para os alunos uma seção com sugestões de textos, artigos científicos, críticas, resenhas, entre outros materiais que acrescentam e colaboram na hora do estudo.

Os exercícios são reforço extra para os que buscam cursos de alta exigência ou apenas querem se aprofundar em determinadas disciplinas. “Todo o material é desenvolvido, organizado pelos professores do Sigma com o intuito de aprimorar o estudo dos nossos alunos. Acho que temos, no SigmaPLUS, uma ação pedagógica simples e bem construída. Ela não obriga o aluno a estudar, mas permite que aqueles que desejam se aprofundar nos estudos tenham acesso a algo de qualidade.”, finaliza Eli. Caso os alunos tenham dúvidas na hora de resolver as questões, podem procurar os plantões.

Outra ferramenta que auxilia na preparação dos jovens que buscam cursos de alta demanda é o After Class. Ao contrário do SigmaPLUS, o curso preparatório possui aulas duas vezes na semana, nas quais os alunos podem realizar, direto com os professores, aprofundamento acadêmico intenso, resoluções de exercícios, monitoria on-line, avaliações constantes e simulados. Para Brigitte Ritter, Enrico Cruvinel e Sofia Bandeira – alunos que foram aceitos em universidades americanas –, o preparatório foi fundamental na hora da aprovação. “Além de contar como uma atividade extracurricular, o After Class foi essencial para aprofundar o conteúdo exigido lá fora”, comenta Brigitte Ritter, ex-aluna da unidade da 912 Sul.

Para os alunos que têm interesse em participar de Olimpíadas de Matemática, o Sigma oferece o Programa Olímpico de Treinamento em Matemática (POT). No curso presencial, são trabalhados os conteúdos cobrados nas competições de Matemática. Para participar, os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio passaram por uma seleção, na qual 90 alunos foram selecionados para participar desse treinamento. “Buscamos desenvolver um trabalho de excelência, oferecendo suporte para elevar o potencial dos estudantes envolvidos, além de descobrir e estimular jovens talentos, motivando-os a estudarem Matemática e, acima de tudo, divertindo-se com ela”, comenta Marcio Campolino, coordenador do Programa Olímpico de Treinamento.

Neste ano, os alunos do Sigma poderão participar de duas competições que ocorrerão no Distrito Federal: a OBMEP, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas; e a OMDF, Olimpíada de Matemática do Distrito Federal. Vale ressaltar que a participação é aberta a todos os alunos do Sigma, não apenas aos que estão participando do POT.

Os estudantes que tiverem desempenho além da média poderão se classificar para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e concorrer a uma vaga na Seleção Brasileira de Matemática, que representará o Brasil nas competições internacionais. Para saber mais sobre essas competições, acesse, respectivamente, os sites oficiais www.obmep.org.br e www.omdf.com.br.