Às vésperas do Enem, alunos do Ensino Médio participaram do aulão que uniu revisão e descontração

Após uma longa e intensa rotina de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os alunos da 3ª série do Sigma tiveram um aulão para revisar o conteúdo e aliviar a tensão antes da prova. A quarta edição do Sigma+Enem reuniu cerca de 500 jovens das unidades 912 Sul, 910 Norte e Águas Claras, que assistiram a esquetes, resolveram questões do Enem e receberam as orientações finais para a prova. “O aulão tem o papel de revisar alguns ‘conteúdos-chave’ para o exame e dar dicas para fazer uma boa prova, além de criar um clima de confiança, motivação e descontração”, comenta Marcelo Afonso Oliveira, coordenador da Secretaria de Cursos.

Com um histórico de mais de 155 aprovações no SISU/ENEM em 2018, preparamos uma edição do Sigma+Enem super especial com miniesquetes, canções e poemas, atuações contemplando cada área de conhecimento do Enem. Os professores tiveram a oportunidade de apresentar, de forma lúdica, os conteúdos mais presentes na prova. “Por ser uma aula mais dinâmica, ela gera mais interesse do aluno pelo aprendizado”, comenta Marcelo Afonso.

Durante o aulão, ao dar orientações sobre a prova de redação, os professores ressaltaram diversos pontos, como a diversidade de gêneros textuais que o exame traz, como: canções, peças teatrais, reportagens, peças publicitárias, charges, entre outros. O evento também abriu espaço para o protagonismo dos alunos. Alguns jovens se juntaram aos professores no palco e recitaram poemas, cantaram canções, contextualizando períodos históricos do Brasil, como o Canto de Regresso à Pátria, de Oswald de Andrade, e a Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, mostrando que a arte está em constante transformação, mas sempre atual.

A música esteve presente, de diferentes formas, durante o evento. Além das canções que foram cobradas na prova, os alunos também assistiram ao show da banda Filhos de Rani, composta pelos professores de Geografia, e, também, a uma apresentação exclusiva da Bateria Insana, formada pelos alunos de graduação em Medicina da Universidade de Brasília (UnB).

Com o apoio permanente dos professores e com uma cobertura completa dos conteúdos do edital do Enem, nossos alunos foram bem preparados para esse desafio. Que venham os bons resultados!