Atividades complementares no contraturno do Sigma focam na formação integral das crianças e jovens

Estimular no protagonismo do aluno, favorecer a construção do saber e incentivar a prática de esportes. Esses são alguns dos diferenciais que os pais e responsáveis poderão encontrar nos programas de atividades complementares do Sigma. Além disso, os alunos contarão com a comodidade e com a segurança do ambiente escolar. “A escola proporciona atividades que visam desenvolver a autonomia e contribuir para a formação dos estudantes”, aponta Natália Rocha, Diretora Pedagógica do Sigma.

Para as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a Jornada Ampliada, na unidade da 606 Norte, trabalha a integração e socialização. A modalidade oferece prática de atividades físicas, como capoeira, judô, dança, circo e natação; atividades artísticas, como teatro, música e artesanato; e atividades de conhecimento como o Mini Chef, aulas de Espanhol e informática. Ademais, as refeições são realizadas na escola e contam com a orientação de uma nutricionista. A agenda é escolha das famílias, podendo optar por ter o ensino por dois, três ou cinco dias na semana.

Outra possibilidade, para os alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental – Anos Finais, é o Módulo Ampliado, agora presente em todas as unidades, com formato diferenciado na unidade de Águas Claras. A modalidade oferece orientação de estudos para acompanhar o conteúdo de sala de aula, atividades físicas (ginástica rítmica, dança, xadrez e tênis de mesa), aulas de teatro e oficinas do saber, com aulas de raciocínio lógico e aulas lúdicas de português e matemática. No Módulo Ampliado, assim como na Jornada Ampliada, os estudantes podem realizar as atividades em dois, três ou cinco dias da semana, além de terem a oportunidade de selecionar combos.

Segundo Natália Rocha, a união da Jornada Ampliada e do Módulo Ampliado faz parte de uma proposta de ensino integral para os alunos até o 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. “As atividades complementares são uma forma de aumentar o leque de aprendizagem das crianças”.

Já para os alunos do Ensino Médio, oferecemos o AVANTE, uma nova modalidade de atividade complementar que vai substituir os antigos AfterClass, Pré-PAS e Pré-Enem. Ao longo do ano letivo, os alunos terão aulas preparatórias e de aprofundamento para os exames externos, como Unicamp, Fuvest, Ita/Ime, ENEM, e estarão focados nas competências avaliadas por parte do PAS/UnB sem precisar sair do Sigma. O curso, que é realizado no horário da tarde, oferece um suporte maior para os estudantes, com nova equipe pedagógica e um trabalho direcionado exclusivamente aos exames. “É uma imersão total nos conteúdos. Os alunos terão acesso a exercícios e simulados, a fim de garantir o sucesso nas provas”, comenta Natália. A preparação do programa contou com a consultoria e o auxílio do professor e diretor do Colégio pH, do Rio de Janeiro, Eduardo Quintas, onde o projeto já é um sucesso. “Uma equipe especializada de profissionais do Sigma que está responsável por esse projeto”, conclui.

Além desses, temos um portfólio diverso e planejado para atender às diferentes necessidades de cada faixa etária, confira aqui

Como várias dessas atividades são novas e opcionais, ao longo das próximas semanas, daremos mais informações aos responsáveis e alunos.

Quer conhecer mais sobre cada modalidade, a estrutura das aulas e valores de cada uma?

Entre em  contato com a recepção da sua unidade ou no faleconosco@sigmadf.com.br.