Biblioteca Indica!

Segundo Ruth Rocha, escritora brasileira de livros infantis, a “leitura, antes de mais nada é estímulo, é exemplo”. O Colégio Sigma tem como objetivo incentivar que seus alunos visitem e busquem cada vez mais novos livros. Pensando nisso e como uma forma de ajudar quem está indeciso sobre a próxima leitura, preparamos o “Biblioteca Indica”, onde as equipes do Sigma compartilham suas obras favoritas para cada segmento.  Este mês, são 9 dicas para todas as idades.

 

Confira abaixo:

 

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

Mania de explicação, de Adriana Falcão, editora Salamandra

(Indicado para Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais)

Indicado por Maria Conceição Falcão, da unidade da 606 Norte.

“Saudade é quando o momento tenta fugir da lembrança pra acontecer de novo e não consegue.”

Este livro tem um texto gostoso e enche o nosso coração de alegria. Dá liberdade à imaginação da criança e às amplas aplicações, permitindo, assim, ao leitor, trabalhar, com muita sensibilidade, algumas inteligências: verbal, espacial, visual, interpessoal e existencial. É uma bela reflexão para discutir com as crianças sobre a definição das palavras.

Mania de Explicação da editora Salamandra teve duas indicações para o Prêmio Jabuti/2001, concedido pela Câmara Brasileira do Livro e recebeu o Prêmio Ofélia Fontes em 2001 — “O Melhor para a Criança”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

O livro é indicado para as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, para um momento leitura com a família.

Coleção Bruxa Onilda, de Roser Capdevilla e Enric Larreula, editora Scipione

(Indicado para Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais)

Indicação de Mariana Brito, da unidade da 910 Norte.

A coleção dos livros da Bruxa Onilda conta as aventuras infantis da bruxinha ao lado da sua família e de sua amiga Olhona. Aventureira, divertida, engraçada, ela vive situações inusitadas em cada obra.

 

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO

Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, Série Reencontro da editora Scipione

(Indicado para: Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio)

Indicado por Hernnando Cruz, da unidade de Águas Claras.

Dorian Gray é um rapaz jovem, bonito e passa a conquistar tudo o que deseja. Mas qual será o preço de tudo isso?

Um clássico da literatura, O retrato de Dorian Gray é uma obra vitoriana que causou polêmica em sua época por ser considerada imoral. Mesmo escrita no século XX, se mantém atual por ter em seu enredo assuntos da nossa sociedade, como o culto à beleza, à perfeição, ao jogo do poder e aos valores morais das pessoas em coletivo.

Existem versões diferentes para este livro. A série Reencontros, da editora Scipione, é uma versão adaptada para os alunos de Ensino Fundamental – Anos Finais, e a versão original pode ser lida por jovens do Ensino Médio e adultos em geral.

Série The Kiss of Deception de Mary E. Pearson, editora Dark Side

(Indicado para: Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio)

Indicação de Isadora Pinho, da unidade da 912 Sul.

“E quanto mais eles me moldavam, me empurravam e me silenciavam, mais eu queria ser ouvida…” 

A Princesa Lia, uma menina de personalidade forte, luta pela sua voz em um reino cheio de tradições. No desenrolar da história, Lia se mostra uma grande guerreira e aumenta, a cada dia, a sua força e o seu poder. A trama do livro possui um mistério sobre quem é o príncipe e quem é o assassino, fazendo com que você não consiga parar de ler até o final. O livro faz parte de uma trilogia intitulada “Crônicas de amor e ódio” e possui uma pitada de empoderamento.

 

TODOS OS SEGMENTOS

Série: As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis, da editora WMF Martins Fontes

(Indicado para todos os segmentos)

Indicação de Maria Conceição Falcão, da unidade da 606 Norte.

A série As Crônica de Nárnia é um clássico que foi escrito para crianças. Nárnia é um mundo incrivelmente mágico! Começa com a história de duas crianças que, através de uma passagem por um guarda-roupa, vivenciam várias aventuras em um mundo pra lá de encantado. Com sua narrativa envolvente, o leitor irá se divertir e desejar estar em Nárnia. Embarque nessa jornada!

A obra foi publicada em um período de guerra e isolamento, para trazer entretenimento aos pequenos refugiados. Também, hoje, temos os filmes: As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa; As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian; e As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada.