Colégio Sigma promove a tradicional semana de cursos em formato on-line

O mercado de trabalho está mudando a cada dia, e os jovens que estão prestes a deixar a vida escolar e ingressar no mundo das universidades precisam conhecer as diversas possibilidades de formação superior ofertadas nas áreas de Engenharias, Humanas e Saúde. Pensando nisso, o Sigma reformulou a tradicional semana de cursos e promoveu entre os dias 8 de junho e 1º de julho o “Passaporte Universitário On-line”. Foi a 4ª edição do projeto, que é realizado em parceria com a Dois Pontos.

 

Em meio a tantas dúvidas, medos e incertezas, os(as) alunos(as), principalmente da 3ª série do Ensino Médio, puderam conhecer um pouco sobre 35 cursos. “Durante as três semanas, os alunos interagiram com estudantes da Universidade de Brasília (UnB) e puderam tirar dúvidas e conhecer melhor os cursos. Foi uma excelente oportunidade para auxiliar a escolha de carreira e ter clareza para tomar decisões”, explica Eli Guimarães, Supervisor Pedagógico do Ensino Médio do Sigma.

 

Juliana Amorim dos Santos, aluna do curso de Odontologia na UnB, foi uma das palestrantes do “Passaporte Universitário”. Para a estudante, ex-Sigma, a iniciativa é extremamente interessante “Esse projeto incentiva os estudantes a construírem os planos universitários com mais conteúdo e segurança”, comenta. Para Juliana, no Ensino Médio os estudantes ainda têm muitas dúvidas em relação a qual área seguir. “Penso que nem todos vão conseguir decidir seu futuro apenas com esse bate-papo, mas se já descobrirem talvez qual curso não querem, ou pelo menos, reduzir o número de opções, já terá sido extremamente significativo”, comenta.

 

A futura dentista conta que gostaria de ter tido essa oportunidade para conhecer as outras áreas enquanto estava na escola. “Hoje, estou finalizando o curso de Odontologia e amo a carreira que escolhi, mas diversas incertezas poderiam ter ficado mais claras com a orientação de uma pessoa que já tivesse vivenciado as minhas dúvidas, e talvez, conhecendo melhor sobre outras áreas, poderia ter optado por seguir um caminho totalmente diferente”, conta Santos.

 

O “Passaporte Universitário On-line” reuniu alunos da UnB dos cursos de Medicina Veterinária, Psicologia, Nutrição, Biotecnologia, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Medicina, Enfermagem, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Arquitetura, Engenharia Química, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia Automotiva, Engenharia de Energias, Engenharia Elétrica, Engenharia de Redes, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Software, Jornalismo, Direito, Audiovisual, Publicidade, Design, Ciência Política, Relações Internacionais, Administração, Contabilidade e Economia.