Coronavírus: como se organizar para estudar em casa?

O mundo está em alerta diante dos milhares de casos de infecções causados pelo novo coronavírus – Covid19. Apesar do isolamento social é possível manter o ritmo de estudos. O coordenador da Secretaria de Cursos do Colégio Sigma, Marcelo Oliveira, conta que os jovens precisam ter foco, disciplina e organização para não acumular os conteúdos. “Não existe o tempo ideal para estudar. O aluno precisa encontrar o equilíbrio entre o descanso e o estudo”.

Confira, abaixo, outras dicas importantes para não interromper a aprendizagem e manter o ritmo acadêmico:

 

  1. Tenha uma rotina diária

Marque, na agenda ou no calendário, todo o conteúdo que precisa ser estudado durante a semana. É importante criar uma rotina, respeitando os horários de estudo combinados. Também é importante ficar atento às atividades e conteúdos enviados pela escola e estabelecer um cronograma de entrega de todas as tarefas.

2. Preste atenção às videoaulas e dedique algumas horas extras de estudo

É importante que o aluno revise a matéria no mesmo dia em que assistiu à videoaula. A memória ainda está bem presente e a chance de fixar o conteúdo é maior.  É essencial que o estudante não deixe a matéria acumular.

3. Dedique tempo aos conteúdos nos quais tenha mais dificuldade

Todo mundo sabe que é mais fácil e melhor estudar e ler aquilo em que tenha mais interesse, porém é necessário que o aluno tenha disciplina para separar algumas horas dentro do tempo de estudo para dar atenção aos temas em que tenha mais dificuldade. Cada um tem seu tempo para absorver o conteúdo, se deixá-lo acumular só porque não gosta ou acha complicado, é muito pior.

4. Faça resumos

Pode parecer uma sugestão batida, mas é preciso reforçar que toda anotação feita durante as videoaulas pode ajudar na hora do estudo. Fazer um resumo do que foi visto no dia é uma forma de revisar conteúdos.

5. Atualize-se sobre o que está acontecendo no mundo diariamente

Atualmente, o acesso à informação está mais fácil. Procure criar o hábito da leitura. Além de enriquecer o vocabulário, ajuda o aluno a criar argumentos e a ter senso crítico para elaborar um texto. Além disso, hoje existem diversos podcasts e conteúdos interativos na internet que podem ser aliados no momento do estudo.

6. Tenha um tempo para descansar

Procure fazer intervalos após um longo período de estudo para se alimentar e descansar.  A mente precisa de descanso para assimilar tudo o que foi estudado. E, nos finais de semana, reserve um tempo para passar com a família, caso queira ou precise estudar, não utilize a mesma carga horária da semana.