Enem 2020: provas acontecem em novembro

A novidade é que este ano os candidatos poderão optar pela prova digital ou impressa

O Ministério da Educação divulgou as datas e os editais para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. Pela primeira vez o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) dará ao candidato a opção de fazer a prova no formato impresso ou digital. O exame virtual estará disponível para os 100 mil primeiros participantes a optarem pela modalidade. Para Brasília, estarão disponíveis cerca de 4 mil vagas. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 11 e 22 de maio.

As provas impressas serão aplicadas nos dias 1º e 8 de novembro. Já o formato digital, feito em computador, será realizado nos dias 22 e 29 de novembro. E assim como na modalidade tradicional, os candidatos irão resolver a prova virtual em um local determinado pelo Inep. Não será possível realizar o exame em um computador particular.

A estrutura e prazos de realização da prova digital serão os mesmos do formato impresso. No primeiro dia, os candidatos irão realizar questões de linguagem, ciências humanas e a redação, com o prazo de 5h30. Já no segundo dia, serão 5 horas para as questões de ciências da natureza e matemática.

Marcelo Oliveira, Coordenador da Secretaria de Cursos do Colégio Sigma, aponta que a prova digital do Enem ainda apresenta algumas incertezas que não foram esclarecidas no primeiro edital. “Ainda não sabemos como será o formato da prova. Se será um grande arquivo de pdf com as questões ou se será em uma plataforma multimídia, onde os alunos terão acesso a vídeos e fotos”, comenta. “Estamos na expectativa de que seja um formato que beneficie a todos os candidatos e que o exame ocorra de forma tranquila, igual todos os anos”.

Apesar da suspensão das aulas presenciais,  Marcelo recomenda que os alunos não percam o ritmo nos estudos, mantenham a rotina, estejam atentos às notícias ligadas ao coronavírus e à situação no mundo e que utilizem todos os recursos disponíveis, como livros, videoaulas, podcasts, exercícios extras e outros. “Estamos diante de um cenário incerto, mas os jovens não podem deixar a produtividade deles nos estudos cair”, finaliza.

Para mais informações e para acessar o edital, basta entrar no site: https://enem.inep.gov.br/