FaQ

 

  • As recepções das unidades Sigma estão funcionando?

Aulas e atividades presenciais estão suspensas até 5 de abril, conforme determinação do Decreto nº 40.539/2020. E para zelar pela saúde de nossos colaboradores, a partir de 25/03, quarta-feira, todas as nossas unidades estarão fechadas para atendimento físico. Porém, continuamos com atendimento remoto em nossos canais de comunicação:

  • e-mail: faleconosco@sigmadf.com.br
  • Instagram e Facebook (direct e inbox)
  • Telefones para atendimento remoto:
    Sigma 912 Sul
    (61) 99174-6632
    Sigma 910 Norte
    (61) 99928-2749
    Sigma Águas Claras
    (61) 99921-5330
    Sigma 606 Norte
    (61) 99138-0332

 

  • Além dos comunicados enviados por e-mail, por qual outro meio de comunicação podemos acompanhar as notícias oficiais da escola?

Para nos comunicarmos com nossa comunidade escolar de forma clara e transparente, manteremos uma página em nosso site com todos os comunicados oficiais que enviamos para as famílias. Para isso, acesse: https://www.sigmadf.com.br/j uiuntos-contra-o-coronavirus/

Lembramos que nossos canais de comunicação oficiais continuam ativos, como telefones, e-mail e redes sociais.

 

  • Sobre aulas on-line

O sucesso dessa ação dependerá das ações conjuntas com nossa comunidade escolar, do comprometimento com o estudo regular, sistemático e organizado.

Estamos vivendo um desafio mundial e reforçamos o quanto é importante mantermos o isolamento social. Pensando nisso e pesquisando sobre o funcionamento de estudos a distância no mundo todo,  apresentamos a você o ARSigma.

Conheça o ARSigma – Atendimento Remoto Sigma, ambiente criado para nos conectar com nossos alunos, por meio de orientações de estudo e de atividades pedagógicas para todas as faixas etárias (da Educação Infantil ao Ensino Médio). Acesse a página em: sigmadf.com.br/arsigma e venha trilhar este caminho conosco.

Boas aulas!

 

  • Como faço para acessar a plataforma Plurall

Todas as informações sobre a plataforma Plurall e como ela será utilizada em nossas aulas a distância serão passadas em um comunicado específico aos alunos e responsáveis. Ressaltamos que todos os comunicados enviados via e-mail também estão em nosso site, na área: Juntos contra o Coronavírus

As atividades desta semana estão disponíveis em nosso site, na área restrita dos alunos. Seguem instruções para acessar a página ARSIGMA – Atendimento Remoto Sigma:

>>Entre na página do Sigma (sigmadf.com.br) > Acesse o menu “área restrita” Conteúdo exclusivo para alunos > clique no primeiro ícone “AR Sigma”.

O endereço da página é: sigmadf.com.br/arsigma

Em caso de dúvida para acesso à plataforma plurall, enviar e-mail para plurall@sigmadf.com.br

 

  • Sobre a frequência e as atividades obrigatórias

A frequência em relação às atividades obrigatórias será atribuída mediante a resolução das listas de exercícios no Plurall.
Todas as listas de exercícios terão o prazo de uma semana para serem resolvidas.

Vale lembrar que os roteiros estarão disponíveis no site do Sigma, diariamente, a partir das 8h30. Dentro do roteiro, os alunos receberão todas as orientações do estudo do dia e os links para videoaulas. Em cada um deles, haverá indicação do que deve ser resolvido no Plurall.

 

  • Não estou recebendo os comunicados por e-mail. Como devo proceder para receber as comunicações da escola?

Para nos comunicarmos com nossa comunidade escolar de forma clara e transparente, criamos uma página exclusiva de acompanhamento em nosso site  com todos os comunicados oficiais que enviamos para as famílias. Acesse: Juntos contra o Coronavírus

Para atualizar o seu cadastro de e-mail nesse período, caso seja o seu caso, informe os seguintes dados em um dos canais oficiais de atendimento da escola.

  • Nome do responsável
  • Nome do aluno
  • Unidade em que está matriculado
  • Série
  • E-mail a ser cadastrado (apenas 1 e-mail será cadastrado)

Canais de atendimento:

 

  • Como serão ministradas as videoaulas que serão disponibilizadas para os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio?

O Sigma desenvolverá, nesse período de contingência, um programa de atendimento, o ARSigma – Atendimento Remoto. Nesse espaço, todos os dias, seguindo uma grade horária de aulas, serão disponibilizados roteiros de estudo com indicação de leitura, videoaulas e podcasts, tarefas, atividades diversas na plataforma Plurall e indicações para os alunos que desejarem aprofundar o tópico abordado no roteiro.

Assim, recomendamos que, todas as manhãs, nossos alunos acessem a página em nosso site (sigmadf.com.br/arsigma) ou o  menu “ÁREA RESTRITA”, cliquem em “Conteúdo exclusivo para os alunos” e, por fim, escolham o primeiro ícone “ARSigma”. Lá, estarão os roteiros que foram criados, exclusivamente, para eles.

 

  • Como será a dinâmica das videoaulas para o Ensino Fundamental – Anos Finais e o Ensino Médio? Haverá uma explicação sobre um tema e depois será colocado link para exercícios? Os exercícios terão gabarito?

Todas as orientações serão passadas pelo site ou em comunicados específicos sobre o assunto.

Criamos um ambiente digital para que nossos alunos tenham uma rotina organizada de estudo, por meio de sequências pedagógicas bem estruturadas, equilibradas, de modo que a aprendizagem seja efetiva. Nesse espaço, todos os dias, seguindo uma grade horária de aulas, serão disponibilizados roteiros de estudo com indicação de leitura, videoaulas e podcasts, tarefas, atividades diversas na plataforma Plurall e indicações para os alunos que desejarem aprofundar o tópico abordado no roteiro.

 

  • Serão produzidas videoaulas para todos os segmentos? E de todos os componentes curriculares?

O formato difere de acordo com a faixa etária dos alunos e do componente curricular. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, serão disponibilizados roteiros com indicação de leitura, vídeoaulas e podcasts, tarefas, lista de exercícios e atividades pedagógicas diversas.

Para o Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, serão apresentados roteiros de estudo com indicação de leitura, vídeoaulas e podcasts, tarefas, atividades diversas na plataforma Plurall e indicações para os alunos que desejarem aprofundar o tópico abordado no roteiro. 

Já para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, serão organizadas, inicialmente, atividades em seções, as quais serão encaminhadas, para que sejam realizadas, de forma opcional, entre os dias 23 e 30 de março. Buscamos, por meio de uma sequência didática, fazer uma retomada do que já foi trabalhado, com adequação dos objetivos, dos conteúdos e do nível de desenvolvimento dos alunos e do grupo.

Para os alunos da Educação Infantil, preparamos atividades pedagógicas que podem ser feitas em família, no tempo que acharem mais conveniente. A proposta é de reconexão com a escola e, também, com quem estiver em casa. Não são obrigatórias, tampouco serão cobradas no retorno às aulas. Tais atividades poderão ser impressas pela família, de acordo com a disponibilidade e o interesse.

 

  • Os conteúdos das videoaulas serão novos ou de revisão?

Na semana de 23 a 27/3, publicaremos conteúdo de revisão, com o objetivo de retomarmos a rotina diária de estudo. Após o dia 30/3, daremos continuidade aos conteúdos programáticos de cada série, o que tornarão obrigatórios o acesso e a participação dos estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio. 

 

  • Os conteúdos das videoaulas serão revistos no retorno das aulas presenciais OU apenas dúvidas serão tiradas?

Um novo calendário será apresentado, após normalização das atividades e retorno das aulas presenciais.

 

  • Como  esses conteúdos serão cobrados dos alunos? Haverá aplicação de avaliações?

Um novo calendário será apresentado, após normalização das atividades e retorno das aulas presenciais.

 

  • Quem serão os professores que conduzirão as videoaulas? Os coordenadores de cadeiras ou professores?

Juntos – professores, coordenadores, supervisores e diretores – planejaram uma série especial de leituras, vídeos e exercícios, para que nossos alunos continuem estudando, mesmo longe do espaço físico da escola. O conteúdo é vasto e não se resume a videoaulas.

 

  • Os alunos da Educação Infantil precisam ser estimulados. Como serão as tarefas enviadas para a família?

Para os alunos da Educação Infantil, preparamos atividades pedagógicas que podem ser feitas em família, no tempo que acharem mais conveniente. A proposta é de reconexão com a escola e, também, com quem estiver em casa. Não são obrigatórias, tampouco serão cobradas no retorno às aulas. Tais atividades poderão ser impressas pela família, de acordo com a disponibilidade e o interesse.

 

  • Com as videoaulas e os exercícios realizados a distância, como ficará o calendário da escola? Os alunos terão recesso em julho, normalmente?

O Sigma compreende a excepcionalidade da situação pela qual passamos, em decorrência da crise causada pelo novo coronavírus (Covid-19), e entende que é necessário continuar a trabalhar com os alunos, a fim de minimizar os impactos da suspensão das aulas. 

Assim, não optamos pela antecipação do recesso e nossas aulas estão suspensas até o dia 5 de abril.

É importante ressaltar que as aulas suspensas serão compensadas em um novo calendário, que será apresentado após o retorno das atividades presenciais, a depender de cada segmento e das próximas semanas.

 

  • Os alunos terão um canal para tirar dúvidas das videoaulas/exercícios/conteúdo enviados?

Os roteiros de estudo estão sendo estruturados com gabaritos e questões comentadas pelos nossos professores. Além disso, vamos promover plantões de dúvida on-line com os alunos.


Caso haja alguma dúvida, fique à vontade para contatar a escola, por meio do e-mail faleconosco@sigmadf.com.br, ou para falar diretamente com os coordenadores pedagógicos e com os orientadores educacionais de cada unidade, divulgados nos comunicados enviados para as famílias. 

 

  • Qual será a periodicidade de envio de materiais?

Recomendamos que, todas as manhãs, nossos alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio acessem a página em nosso site (sigmadf.com.br/arsigma) ou o  menu “ÁREA RESTRITA”, cliquem em “Conteúdo exclusivo para os alunos” e, por fim, escolham o primeiro ícone “ARSigma”. Lá, estarão os roteiros que foram criados, exclusivamente, para eles. 

Já para os alunos da Educação Infantil e do Fundamental – Anos Iniciais, o conteúdo está sendo disponibilizado em dois blocos nesta semana. O primeiro bloco foi disponibilizado na segunda-feira, 23/3, e o segundo será disponibilizado amanhã, 25/3.

 

  • Para não prejudicar a rotina dos alunos, como o calendário será organizado? 

As aulas suspensas serão compensadas, conforme calendário que será divulgado quando as atividades presenciais forem retomadas. 

O Sigma compreende a excepcionalidade da situação pela qual passamos, em decorrência da crise causada pelo coronavírus (COVID – 19), e entende, também, que temos de continuar a trabalhar com nossos alunos para minimizar os impactos da suspensão das aulas. 

Temos condições de desenvolver, de modo muito bem estruturado, atividades que manterão os alunos estudando a partir de nossas orientações, de forma regular, consistente e produtiva. 

Para isso, usaremos nosso site, nossas plataformas digitais e nossas redes sociais. Esse é o nosso caminho que percorreremos até que a situação volte à regularidade.

 

  • Com as atividades a distância, o recesso escolar de julho dos alunos será mantido, sem nenhuma alteração?

O Sigma não optou pela antecipação do recesso, estamos com as aulas suspensas até o dia 5 de abril, conforme determinação do Decreto nº 40.539/2020.  Importante ressaltar que esse período será compensado em um novo calendário, que apresentaremos após o retorno das atividades presenciais.

 

  • As atividades realizadas a distância serão avaliadas?

Todos os alunos receberão orientações sobre todas as atividades por meio de nossos comunicados e no momento oportuno. Em caso de dúvida, procure a nossa equipe nos canais oficiais de atendimento da escola.

O Sigma desenvolverá, nesse período de contingência, um programa de atendimento, o ARSigma – Atendimento Remoto. Nesse espaço, todos os dias, seguindo uma grade horária de aulas, serão disponibilizados roteiros de estudo com indicação de leitura, sugestões de vídeos e podcasts, tarefas, atividades diversas na plataforma Plurall e indicações para os alunos que desejarem aprofundar o tópico abordado no roteiro. 

 

  • O calendário de avaliações também será revisto?

Quando as atividades presenciais forem retomadas, um novo calendário será divulgado. 

 

  • Como será controlada a presença de quem participar das aulas on-line?

A partir desta semana, iniciamos um conjunto estruturado de tarefas a serem desenvolvidas em casa e daremos mais informações a respeito das aulas obrigatórios nos próximos dias.

 

  • Sobre atendimento a respeito do PAS

Estruturamos uma forma de atender os alunos remotamente por e-mail. Entre contato em nossos canais de atendimento e saiba mais.

 

  • Como vai ficar o Sigma-Múndi?

Em breve, todos receberão informações específicas sobre o Sigma Múndi.

 

  • Como será realizada a confirmação de vaga para o Sigma Avante? Há definição de nova data?

O gabarito definitivo da prova e a lista dos alunos classificados para o Sigma Avante foram divulgados no site, conforme edital. Acesse a lista pelo link www.sigmadf.com.br/avante ou pelo site do Sigma > Area Restrita> AVANTE

Ressaltamos que tanto o período de matrículas quanto o início do curso estão suspensos, em respeito ao estabelecido no Decreto nº 40.539/2020. Em breve, um novo calendário será divulgado aos responsáveis e alunos. Acompanhe as redes sociais e leia os comunicados em nosso site ou no e-mail.

 

  • Quando será publicado o novo calendário do Sigmais?

O Sigma enviará, nos próximos dias, comunicado em que detalhará nosso posicionamento sobre a organização do ano letivo e mais orientações voltadas ao trabalho acadêmico.

 

  • Como proceder para buscar a declaração de conclusão de curso, visto que a faculdade na qual ingressarei não está paralisada e cumpre prazos?

Envie seu nome completo, a unidade em que estudou e o curso para o e-mail faleconosco@sigmadf.com.br.