Hábito da leitura em família auxilia no desenvolvimento das crianças

O desenvolvimento das crianças não acontece apenas dentro da escola. É em casa e nos momentos em família que ela constrói os seus hábitos e vivencia novas experiências. O contato com os livros, por exemplo, ajuda a formular e organizar uma linha de pensamento, além de estimular a criatividade e o letramento. “A criança é como uma esponja e aprende através das ações e atitudes dos adultos, então se ela desde o início recebe o estímulo da leitura dentro do ambiente familiar, a atividade irá se tornar um momento prazeroso”, comenta a Rosa Cavalcante, coordenadora da Educação Infantil da unidade da 606 Norte do Sigma.

Segundo Rosa, os pais podem incentivar o hábito da leitura de diversas formas, com gibis, livros, revistas, jornais e até com o contar de histórias infantis, de sua infância ou de acontecimentos. “A comunicação entre a família é um dos maiores vínculos que eles podem construir entre si”, aponta.

Além disso, com os passar dos anos a leitura pode se tornar uma técnica para memorização de conteúdos. O hábito também funciona como um exercício de fixação, pois boa parte dos assuntos estudados na escola é ensinada apenas na teoria. “E durante a leitura, é possível notar faces diferentes de um mesmo assunto, descobrindo um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas”, finaliza Rosa.

Diversas empresas disponibilizaram acesso gratuito a livros digitais. Que tal aproveitar esse momento para conhecer uma nova história junto com as crianças?