Tem Arraial Virtual 2020? Tem, sim senhor!

Celebradas no Brasil desde o século XVII, as Festas Juninas são consideradas umas das maiores comemorações realizadas pelos brasileiros. Sempre organizadas nos meses de junho e julho com muito forró, brincadeiras e comidas típicas da celebração.

Este ano, por conta do isolamento social adotado como medida de contenção da disseminação do novo coronavírus, o Colégio Sigma organizou para as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais o 1º Arraial Virtual para não deixar a data, tão festejada, passar em branco.

O grande Arraial da Educação Infantil aconteceu no dia 13 de junho, das 9h às 12h, com uma repleta programação para toda família dividida em salas com intermediações de professores regentes. “A curadoria do espaço (local onde os professores estavam) e as atividades desenvolvidas ficaram à cargo da equipe pedagógica. Durante 30 minutos os professores puderam desenvolver duas atividades para divertir e integrar as crianças”, explica Rosa Cavalcante, coordenadora da Educação Infantil do Sigma, unidade da 606 Norte.

Ritmos juninos, pescaria das cores, corrida do milho, charadas, receitas, tomba latas numéricos, memória do chapéu, corrida de colher, equilíbrio com a laranja, pescaria, confecção de bandeirinhas, arraial dançante, entre outras atividades envolveram alunos e seus familiares nessa festa da cultura nordestina. “Ver o envolvimento das famílias é muito gratificante. Nós professores estamos nos reinventando e ter a família interagindo e feliz é a prova que estamos no caminho certo”, comemora Ana Flávia Café, professora do Infantil 4 do Sigma, unidade 606 Norte. “O Arraial Virtual foi um marco pedagógico para nós”, completa Rosa.

Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Os estudantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do Sigma celebraram a data comemorativa de forma lúdica nas atividades de diferentes disciplinas. Gincanas, brincadeiras e atividades motoras foram propostas durante o mês de junho. “Em matemática, por exemplo, os alunos trabalharam a soma e subtração por meio de venda de comidas típicas de barraquinhas virtuais. Nas aulas de Educação Física e Artes, jogos com os temas juninos foram organizados, além de atividades folclóricas, por meio rimas, cantigas e histórias”, explica Rosa Menna, coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

E para encerrar as atividades, os alunos realizaram um resgate da cultura da infância, através dos jogos, brincadeiras e cantigas populares. E, no dia 4 de julho, aconteceu primeira live Julina, com muita música, brincadeiras e animação. “Foi um momento para confraternizar com as famílias por meio desta festividade típica da cultura brasileira”, finaliza.